top of page
andrefragalogo.png

Ativistas protestam em Salvador contra restrição do uso da cannabis medicinal

  • Foto do escritor: Ascom - Vereador André Fraga
    Ascom - Vereador André Fraga
  • 9 de nov. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de ago. de 2024

Um protesto ocorreu no dia 21 de outubro, às 9h, na frente da sede do Conselho Federal de Medicina (CFM) de Salvador, localizado na Rua Guadalajara, 175 – Barra. O ato visava chamar atenção da decisão do CFM de restringir o uso da cannabis medicinal no Brasil. 

O protesto teve presença de pacientes, médicos, pesquisadores e demais ativistas. O vereador André Fraga (PV), autor do Projeto de Lei 172/2021, que pretende distribuir medicamentos à base de cannabis no SUS, também esteve presente.

De acordo com a resolução nº 2.324/2022 do CFM, o uso de cannabis medicinal ficaria restringido apenas a casos específicos de epilepsia ou em pesquisas científicas. Até então, o canabidiol (CBD) e outros derivados da cannabis medicinal eram indicados para mais de 20 diferentes condições médicas, como depressão, dor crônica, dor oncológica, Parkinson, Alzheimer e até câncer. 

“A decisão é um retrocesso. É inaceitável que, diante da comprovada efetividade da cannabis medicinal em tratar das doenças e melhorar a qualidade de vida dos pacientes como um todo, o CFM escolha dar um passo atrás”, lamentou André Fraga.

_(Ascom/Vereador André Fraga)_ 

bottom of page